XUCHÁ NO JORNAL EXTRA : Vestida com botas e ombreiras, Xuxa volta aos palcos em show que terá ‘paquidrags’

00-xuxa-show

“Vou estar montada dos anos 80”, avisa a loura Foto: Blad Meneghel/Divulgação

O sonho sempre vem para quem sonhar, já entoava Xuxa no fim dos anos 80. Os versos serão repetidos em alto e bom som neste sábado, no Vivo Rio. Num show marcado por referências à época das botas e ombreiras, a loura concretizará, enfim, o desejo dos seus fãs em voltar ao passado. “A ideia é entrar no túnel do tempo”, ressalta ela, que apresentará versões originais (e coreografadas) de músicas que foram sucesso. Os ingressos para o “Chá da Alice”, festa que terá a Rainha como atração principal, estão esgotados. Mas não há o que chorar. Para a alegria das crianças crescidinhas, Xuxa avisa que o projeto pode aumentar: “Até para a Colômbia, já recebi propostas”.

festa-cha-da-xuxa

Xuxa comanda festa para seus ex-baixinhos no Rio Foto: Blad Meneghel/Divulgação

De onde surgiu a ideia de voltar aos palcos?

O Pablo, criador da festa Chá da Alice, já tinha a ideia há um tempo. Ouvi o pedido das pessoas, o que é realmente uma comprovação de que os baixinhos cresceram e têm saudade de mim. Resolvemos fazer essa festa com cara de flashback. É um carinho para quem cresceu comigo.

Houve uma comoção com a notícia desse show. Você tinha noção que seria esse sucesso todo?

Claro que não! Pelo contrário. Quando falei na plateia do meu programa que topei fazer o show, até comentei: “Se não encher, vocês vão ver só, hein?!” (risos). Eu também tinha minhas dúvidas, porque uma coisa é fazer parte da infância das pessoas. Outra é fazer com que essas pessoas tenham vontade de sair das suas casas e pagar para ver um show. Nunca duvidei do fato de que faço parte da vida delas, assim como eles fazem parte da minha. Mas querer sair para dançar e cantar músicas antigas? Isso já é outra coisa!

xuxa-jovem

Xuxa, num registro de 1997 Foto: Josenildo Tenório / Agência O Globo

Seus fãs dão mil pitacos sobre o show: muitos querem versões originais das músicas, exigem paquitas… Você ouviu esses apelos?

A gente conseguiu colocar uns 80%, 90% dos pedidos. Já que a gente está fazendo um show para essas pessoas que cresceram comigo, nada mais justo do que ter o que eles querem ver.

Teremos versões novas de antigos sucessos?

Não, as coreografias e músicas são originais. Também vamos ter paquitas, papaquitos, uma mistura de “Planeta Xuxa”, “Xuxa hits”, “Xuxa park”, “Xou da Xuxa” e até “Mundo da imaginação”, misturando um pouquinho de “Xuxa só para baixinhos”. Quis passar por todas as fases das pessoas que cresceram comigo nesses 33 anos de carreira.

xuxa-volta-aos-palcos

Xuxa ao lado de seu cãozinho Foto: Divulgação

Podemos esperar aquele figurino dos anos 90?

Anos 90? Você está sendo carinhosa (risos)… É anos 80! A gente pegou as ombreiras, as botas e as chuquinhas. Vou estar montada de anos 80.

Sua intenção é criar um momento nostalgia?

A ideia é buscar uma memória afetiva, entrar no túnel do tempo e viajar com as roupas de cós alto, botas e apliques, só que com outra idade. Dessa vez, terão também as “paquidrags”. Aliás, se esse show virar uma turnê, vamos procurar “paquidrags” por onde as apresentações acontecerem. Pediremos vídeos em cada região do país para que as pessoas tenham a chance de dançar comigo no palco. E quem quiser cantar “Lua de cristal” vai ter que esperar até a última música (risos).

xuxa-e-leticia-spiller

Com Letícia Spiller, na época do “Xou da Xuxa”, em 1992 Foto: Marcos Issa / Agência O Globo

Então há chance de o projeto crescer?

Até para a Colômbia já recebemos propostas para levar esse show! Estamos levantando tudo para ver como vai ser.

Como está a rotina de ensaios?

Fico olhando no espelho do ensaio, e vejo as meninas e os meninos que vão dançar comigo, as pessoas que estão fazendo a roupa, a coreografia… O astral é tão legal! No início dessa semana, um jovem, assistente da pessoa que está montando minha roupa de led, ficou dançando num canto. É muito doido! Nesse momento, não há idade. O que vale é a tal da memória que faz com que a pessoa volte no tempo. Acho que essa é uma festa para todas as idades e sexos, e uma só vontade: a de recordar.

Tem conseguido dormir antes dessa reestreia?

Não (risos)… Já faz um boooom tempo que não subo sozinha ao palco, num show como esse!

xuxa-figurino

Serviço

Xuchá: A festa Chá da Alice faz edição especial com um show inédito de Xuxa. Participações de Aline Rosa e MC Sapão. Vivo Rio: Avenida Infante Dom Henrique 85, Aterro do Flamengo — 2272-2901. Sáb, às 22h. Ingressos esgotados.